quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Justiça rejeita ação orquestrada contra a rede Globo

De 96 processos movidos por fiéis da igreja Universal, contra a Rede Globo, 87 tiveram sentença favorável à emissora

De Chico Otavio:

A Justiça brasileira está fechando as portas para a estratégia usada pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) para tentar intimidar a imprensa - o ajuizamento de centenas de ações individuais de fiéis contra os responsáveis pela divulgação da notícia. De 96 processos abertos por fiéis da Universal contra a Rede Globo, por causa de uma edição do programa "Linha Direta" sobre o assassinato de um jovem - crime que envolveu três pastores da Universal -, 87 já tiveram sentenças favoráveis à emissora de TV.
O programa, exibido em 30 de novembro de 2006, tratou do caso Lucas Terra, um jovem de 14 anos assassinado em 21 de março de 2001, na Bahia. De acordo com os autos do processo que tramita na 2 Vara do Júri, Lucas teria sofrido abuso sexual e foi estrangulado no templo da Universal no bairro do Rio Vermelho. Entrevistado pelo "Linha Direta", o pai da vítima, José Carlos, declarou que "eles fizeram a fogueira santa com o meu filho".
A frase serviu de pretexto para a a aplicação da estratégia usada pela Universal em ações anteriores. Nas quase cem ações propostas, os autores alegaram que tal comentário difama o ato litúrgico da igreja (Fogueira Santa), mostrando-o como se fosse um ato macabro e pagão, razão pela qual o programa teria causado supostos constrangimentos aos autores dos processos - as ações judiciais pediam indenização por danos morais.
Leia mais em http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário: