terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama diz que americanos escolheram a esperança

O discurso de posse do 44 presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durou menos de 20 minutos, como ele prometera dia atrás. E empolgou a multidão de mais de 2 milhões de americanos que acompanharam a posse do primeiro presidente negro do país, em cerimônia em frente ao Capitólio.
Seguem as frases mais importantes pinçadas de seu discurso que terminou há pouco e também seu juramento de lealdade aos americanos:
- Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, na medida de minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição Estados Unidos.
- Escolhemos a esperança e não o medo.
- Chegou a hora de deixar de lado diferenças infantis, escolher o melhor caminho da história e seguir a promessa de Deus de que todos são iguais, livres e merecem a chance de buscar a felicidade
- Neste dia, proclamo o fim das queixas mesquinhas e das falsas promessas, das recriminações e dos dogmas desgastados que durante tanto tempo estrangularam nossa política.
- A América precisa desempenhar o seu papel de trazer essa nova era de paz (...). O mundo mudou e precisamos mudar com ele.
- Que estamos no meio de uma crise, não é algo novo. Nossa economia está enfraquecida pelas escolhas de alguns. Os problemas não serão enfrentados em pouco tempo ou facilmente, mas, saiba disso América, serão enfrentados.
- Ao reafirmar a grandeza de nossa nação compreendemos que isso não nos é dado, é conquistado. Não é caminho para os fracos de espírito, mas para aqueles que trabalham na obscuridão, na longa via da prosperidade. Eles lutaram e morreram por nós. Esses homens e mulheres se sacrificaram, com sangue nas mãos, para que chegássemos hoje aqui.
- Continuamos sendo a nação mais próspera e poderosa do mundo. Não somos menos produtivos ou inventivos, nossa capacidade continua mas nosso momento de esperar e proteger interesses estreitos e pequenos passou. Hoje levantamos, sacudimos a poeira e começamos a reconstruir a América.
Veja o juramento de Obma e a íntegra de seu duscurso em: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Nenhum comentário: