sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Diogo Mainardi: Yes you can

Sim, pode

- Posso ser o que eu quiser?
- Sim, pode.
- Posso ter o que eu quiser?
- Sim, pode.
- Posso ganhar um carro com frigobar, uma TV a cores, uma carteirinha da Playboy e cem ações da AT&T?
- Sim, pode.
Acabo de citar um trecho de "Golden Boy", musical da Broadway de 1964, com Sammy Davis Jr. Lá atrás, em 11 de junho do ano passado, num artigo publicado no site da BBC, Ivan Lessa contou como aquele "Sim, pode" - no original, "Yes you can" -, interpretado por Sammy Davis Jr, se transformou no "Sim, pode" - "Yes you can" -, o mote publicitário de Barack Obama. Ivan Lessa contou também que Barack Obama nunca pagou direitos autorais aos herdeiros de Sammy Davis Jr, da mesma maneira que os ministros nomeados por ele nunca pagaram Imposto de Renda ou encargos trabalhistas de seus empregados domésticos.
Em 11 de junho de 2008, Ivan Lessa, conhecido como Tirésias de South Kensington, adivinhou que Barack Obama conseguiria se eleger. Porque sabia discursar. Porque sabia sorrir. Porque sabia tirar e botar paletós. Oito meses depois, continua sendo sua maior qualidade: tirar e botar paletós. Ninguém tira e bota paletós melhor do que ele. Sammy Davis Jr foi marginalizado por se casar com uma branca - ainda por cima, uma sueca - e por votar no partido Republicano de Richard Nixon. Com Barack Obama, isso finalmente mudou. Além de conquistar a Casa Branca, os negros conquistaram também o direito de alisar os cabelos com chapinha japonesa e de se converter ao judaísmo.
Barack Obama prometeu um pacote de 1 trilhão de dólares. Tem dinheiro para todos. Ele adaptou os versos de Sammy Davis Jr:
- Posso ganhar 75 milhões para ajudar a parar de fumar?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 50 milhões para investir em artes plásticas?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 400 milhões para financiar pesquisas sobre o aquecimento global?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 650 milhões para subsidiar a TV digital?
- Sim, pode.
O pacote de Barack Obama inclui um bônus fiscal. Quem fez isso antes dele foi George W. Bush. O pacote de Barack Obama aumenta o gasto público. Quem fez isso antes dele foi George W. Bush. O pacote de Barack Obama tem medidas protecionistas para estimular a indústria siderúrgica americana. Quem fez isso antes dele foi George W. Bush, em 2002, até ser coagido a voltar atrás, como Barack Obama.
O "Golden Boy" da política americana declarou, com aquele seu tom solene, que era o momento de fazer escolhas árduas. Um colunista do Washington Post concordou com ele: era o momento de fazer escolhas árduas, e Barack Obama fugiu de todas elas. Ele preferiu distribuir dinheiro à sua base de apoio: no Congresso, nos sindicatos, na indústria e nas ONGs, aumentando alopradamente um monte de despesas permanentes.
- Posso ganhar 335 milhões para tratar doenças venéreas?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 600 milhões para renovar a frota de carros dos órgãos federais?
- Sim, pode.
- Posso soltar um terrorista preso em Guantánamo?
- Quem?
- Posso soltar um terrorista preso em Guantánamo?
- Sim, pode.
Leia em: http://veja.abril.com.br/idade/podcasts/mainardi/

Nenhum comentário: