segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Grupo de Renan articula enfraquecimento de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco.

O comando nacional do PMDB desistiu de realizar nesta segunda-feira uma reunião de emergência para avaliar as repercussões da entrevista do senador Jarbas Vasconcelos (foto), que fez uma série de críticas ao partido e a integrantes da legenda. Nos bastidores, porém, as ações são diferentes do declarado em nota oficial --na qual a Executiva Nacional do PMDB minimizou os efeitos das críticas de Jarbas informando que foi apenas um "desabafo" e que não dará mais atenção ao tema.
Em entrevista à revista "Veja" o senador disse que "boa parte do partido quer mesmo é corrupção".
Há uma articulação intensa para que os senadores encaminhem um requerimento à executiva solicitando a expulsão de Jarbas. Ainda não há definição de quem representará contra o ex-governador de Pernambuco.
O objetivo é abrir um processo interno contra Jarbas de que ele teria tornado sua permanência na legenda insustentável. Quem deverá comandar as articulações é o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).
Paralelamente, os líderes do PMDB articulam para o enfraquecimento político de Jarbas em Pernambuco. Assim, fragilizando o ex-governador a menos de dois anos das eleições majoritárias, o partido atuaria para tentar favorecer um outro político da região --o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).
Peemedebistas afirmam que, com o enfraquecimento político de Jarbas, que ficará sem sustentação do partido, o incentivo regional será canalizado para Múcio. Mas as negociações serão realizadas sutilmente, sem alarde, para evitar a interpretação de que há represália contra o senador.
Porém, as articulações contra Jarbas não têm apoio de todo o PMDB. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) apoiou o colega do Senado e de legenda. Para ele, o pernambucano cometeu alguns equívocos, mas acertou de uma forma geral ao criticar o partido na entrevista.
Leia mais em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u504622.shtml

Nenhum comentário: