terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Obama alerta para "espiral negativa" da economia

Em sua primeira entrevista coletiva como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama defendeu a aprovação imediata pelo Congresso do pacote de estímulo econômico para evitar "uma espiral negativa" na economia do país. Obama também voltou a defender o diálogo com o Irã, dizendo acreditar que uma relação de "respeito mútuo" é possível. O presidente reconheceu ainda a dificuldade enfrentada pelo Exército dos EUA no Afeganistão. Antes das perguntas, Obama leu uma declaração defendendo a aprovação do pacote econômico de US$ 829 bilhões que deve ser votado nesta terça-feira pelo Senado. O tema dominou a coletiva.
Na resposta à primeira pergunta, sobre a capacidade do país de sair da crise, Obama disse que tem confiança em uma solução, mas repetiu o apelo que fizera durante a tarde em um evento na cidade de Elkhart, no Estado de Indiana (centro-norte do país), duramente afetada pelo desemprego.
"Quando você demora a agir em situações como essa, você entra em uma espiral negativa", disse o presidente. Ele defendeu que o Congresso aprove com rapidez o pacote de estímulo à economia, afirmando que metade das 3,5 milhões de demissões em razão da crise aconteceram nos últimos três meses. Esse dado mostra, segundo ele, que a crise está se acelerando.

Nenhum comentário: