terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pesquisa "Boca-de-urna", dá vitória a Tzipi Livni nas eleições israelenses

Pesquisas "de boca-de-urna" divulgadas após o fim das eleições israelenses desta terça-feira dão vitória para o Kadima, partido da ministra do Exterior, Tzipi Livni. Segundo o site do jornal israelense "Ha'aretz", o partido de centro, que aparecia em segundo lugar nas pesquisas que antecederam o pleito, teria ultrapassado o favorito Likud, do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, por duas ou três cadeiras.
Segundo o Canal 2, o Kadima teria conquistado 29 vagas no Parlamento, enquanto o Likud teria 27. Em terceiro lugar nas projeções aparece o Yisrael Beiteinu, de Avigdor Lieberman, com 15 cadeiras e, em quarto, pela primeira vez na história, o partido Trabalhista, de Ehud Barak, com apenas 13 lugares. A pesquisa informa ainda que 28% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar, por isso a balança poderia ainda se inclinar para Mofaz, embora o "Haaretz" diga que isso é "muito improvável".
O vencedor das primárias pode se transformar no próximo primeiro-ministro de Israel, caso consiga manter a atual coalizão de governo.

Nenhum comentário: