quarta-feira, 11 de março de 2009

'Bolsa Família tem a cara do Nordeste', diz Dilma.

Em café da manhã com as bancadas de deputados do Nordeste, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial, fez nesta quarta-feira uma explanação sobre as melhorias das condições sociais na região, afirmando que as desigualdades diminuíram. Segundo Dilma, o principal programa social do governo Lula, o Bolsa Família, tem grande impacto na região, já que 52% dos mais 11 milhões de famílias beneficiadas estão no Nordeste. ( Leia mais: Oposição quer explicações sobre viagens de Dilma para promover obras do PAC )
- O Bolsa Família tem a cara do Nordeste. A situação melhorou muito na região, as desigualdades diminuíram - disse a ministra, citando outros números como o de que 12 mil dos 29 mil agentes do Saúde da Família estão na região. 'Sou uma mulher dura cercada de homens meigos', diz Dilma
Na terça-feira, em palestra para 120 mulheres, Dilma defendeu maior participação feminina na política e se queixou, com ironias, do preconceito, sobretudo masculino, contra mulheres no poder. Para a ministra, o preconceito se manifesta de formas muito mais disfarçadas:
- Vou dar um exemplo: ele (o preconceito) dá conta do fato de que, em condições de poder, a mulher deixa de ser vista como objeto frágil, e isso é imperdoável. Este objeto frágil, quando não está fragilizado, é imperdoável que seja frágil - disse, ironizando:
- Aí começa a história das mulheres duras. Sempre que me perguntam sobre mulheres duras, falo: é verdade, sou uma mulher dura, cercada de homens meigos. Porque o homem não é duro. Eles mandam e desmandam e são suaves e meigos.
Ao defender maior participação feminina no processo eleitoral, disse que é preciso que a "mulher coloque a cabeça para fora". Citou funções que devem ser disputadas pelas mulheres, sem mencionar a Presidência da República. Porém, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva , quanto a própria ministra Dilma, já afirmaram que o Brasil está preparado para ter uma muher na presidência.

Nenhum comentário: