quarta-feira, 11 de março de 2009

CPI marca depoimento de Protógenes para 1º de abril e tira sigilo do inquérito

A CPI das Escutas Clandestinas da Câmara marcou para o dia 1º de abril o depoimento do delegado Protógenes Queiroz à comissão para explicar supostos abusos que teriam ocorrido durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Ao anunciar a data do depoimento, o relator da CPI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), disse que não há "coincidência" com o fato de Protógenes falar à comissão no "dia da mentira".
Protógenes é suspeito de utilizar métodos ilegais durante a Satiagraha para investigar diversas autoridades dos Três Poderes.
Na reunião desta quarta-feira, a comissão aprovou uma série de requerimentos de convocações e convites para novos depoimentos à comissão --que ontem prorrogou os seus trabalhos por mais dois meses depois que a revista Veja divulgou as supostas ilegalidades cometidas por Protógenes durante a Satiagraha.
Além de Protógenes, o ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Paulo Lacerda também foi convocado para prestar depoimento à comissão. A CPI ainda aprovou convite para que o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) preste depoimento sobre a Operação Satiagraha. Dirceu é apontado pela revista Veja como um dos alvos do delegado Protógenes Queiroz na operação.
A CPI ainda aprovou a convocação para depoimento do agente da Abin, Márcio Seltz, do delegado Amaro Vieira Ferreira (responsável pela investigação interna sobre eventuais abusos cometidos por Protógenes), e convite para o juiz Mazloum falar aos deputados.
Outros requerimentos aprovados pela comissão determinam a convocação de Francisco Ambrósio --agente aposentado do SNI apontado como responsável pelos grampos ilegais contra senadores, deputados, ministros e autoridades do Judiciário --e Idalberto Araújo, que seria responsável por indicar Ambrósio para as investigações da Operação Satiagraha.
A comissão também aprovou convite para que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) preste depoimento à comissão. Jarbas denunciou ser vítima de espionagem supostamente articulada por setores do PMDB. O parlamentar fez recentemente duras críticas ao partido e chegou a acusar peemedebistas de promover a corrupção na administração pública federal.
Sigilo
A comissão também aprovou hoje a quebra de sigilo dos nove volumes encaminhados à CPI pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal. O material foi enviado à comissão na semana passada, mas ficou trancado em um cofre até a comissão decidir sobre a sua liberação. Mazloum preside o inquérito que apura o vazamento de informações da Operação Satiagraha, coordenada por Protógenes.
No total, o material reúne sete volumes relacionados ao inquérito que investiga o vazamento de informações da Satiagraha --além de dois volumes de processo cautelar que estavam em posse do juiz. O sigilo do inquérito foi quebrado esta semana por Mazloum.

Nenhum comentário: