sexta-feira, 27 de março de 2009

Imprensa destaca a frase de Lula sobre 'brancos de olhos azuis'

A frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a crise financeira ter sido provocada por "gente branca de olhos azuis" provocou perplexidade entre os britânicos. A declaração foi destacada pela imprensa do país por ter sido feita durante a entrevista coletiva de Lula ao lado do premiê britânico Gordon Brown. De acordo com a maioria dos grandes jornais britânicos, Brown ficou claramente "constrangido" com a frase do brasileiro. O tabloide Daily Mirror usou outro termo ao relatar a declaração de Lula: "bizarra".
"As declarações de Lula ameaçaram ofuscar o anúncio da proposta de uma injeção de 100 bilhões de libras de financiamento para impulsionar o comércio mundial", diz reportagem publicada nesa sexta-feira pelo jornal The Times. "Os esforços de Gordon Brown para amaciar o caminho para um acordo internacional na reunião do G20, em Londres, encontraram um 'quebra-molas' no Brasil", completou o diário, ainda em referência à frase. Já o Financial Times destacou o fato de que o premiê Brown tentou se distanciar das delcarações de Lula.
Conforme o The Guardian, os comentários de Lula "animaram a viagem de cinco dias de Gordon Brown pelas Américas do Sul e do Norte". "Enquanto eles esperavam na entrada formal do palácio presidencial, Brown teve que assistir enquanto o combativo ex-líder sindical embarcou em uma de suas conhecidas tiradas", relatou o diário. O Independent também diz que o premiê ficou "constrangido" ao ouvir a fala de Lula, mas afirmou que os comentários foram mais para "consumo doméstico" do que qualquer outra coisa.
Na entrevista de quinta, Lula afirmou que a crise financeira internacional foi causada e fomentada por "gente branca, de olhos azuis", em referência a especuladores estrangeiros, de países do primeiro mundo. Depois, rebateu afirmações de que tinha sido preconceituoso ao fazer aquela avaliação. "Não existe questão ideológica. Existe um fato: mais uma vez percebe-se que a maior parte dos pobres que sequer participava da globalização estava sendo uma das primeiras vítimas da crise. O preconceito é contra os imigrantes nos países desenvolvidos."

Nenhum comentário: