quinta-feira, 5 de março de 2009

PF prende 23 acusados por desvio de verbas públicas no Maranhão.

A Polícia Federal já prendeu nesta quinta-feira 23 pessoas acusadas por desvio de verbas públicas no Estado do Maranhão.
A operação, batizada de Rapina 3, cumpre 27 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão expedidos pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da Primeira Região.
Segundo a PF, a ação é um desdobramento das operações Rapina 1 e Rapina 2, que desarticularam esquemas de desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações em municípios maranhenses.
Nesta etapa, as investigações tiveram como ponto de partida empresas de fachada e seus colaboradores --pessoas físicas e escritórios de assessoria que promoviam o uso de notas falsas--, licitações montadas e empresas fantasmas, com a finalidade de maquiar o desvio de verbas da União por meio de convênios, fundos e planos nacionais.
De acordo com estimativa da PF, em 2007 e início de 2008, a organização criminosa movimentou cerca de R$ 15 milhões somente em recursos federais, sendo esse montante em quase sua totalidade desviado com as fraudes.

Nenhum comentário: