quinta-feira, 19 de março de 2009

Promotoria pede prisão de líder opositor na Venezuela.

Não bastasse as demonstrações de truculência e postura ditatorial de seu Presidente, a Venezuela dá mais uma demonstração de republiqueta. Desta feita a Promotoria Geral acusou o líder opositor e prefeito de Maracaibo, Manuel Rosales, de enriquecimento ilícito e solicitou nesta quinta-feira, 19, sua prisão preventiva. Rosales é um dos principais dirigentes antichavistas e se converteu em um dos principais líderes da fragmentada oposição ao presidente Hugo Chávez. Rosales respondeu afirmando que a ação responde a "uma ordem" de Chávez.
A promotora Katiuska Plaza afirmou que apresentou a um tribunal a acusação contra Rosales, relativa ao período em que ele foi governador do Estado de Zulia, entre 2002 e 2004. Ela afirma que possui provas para embasar suas acusações. Rosales ainda não comentou o caso. A Promotoria Geral informou em comunicado que o processo contra Rosales se baseou em um informe que ele apresentou em julho de 2007 à Controladoria Geral, sobre a declaração jurada de patrimônio que realizou como governador. "Esse informe, remetido ao Ministério Público em 14 de agosto de 2007, concluiu que Manuel Rosales registrou fundos que não pôde justificar ante o órgão controlador", sustenta o texto.
Evidentemente que lá, como cá, existem políticos que tratam o erário como se fora seu. No entanto, é sabido, que Chavez ( o hilariante aprendiz de Fidel castro ) persegue Rosales há mais de quatro anos, tendo demonstrado, publicamente inclusive, sua intensão em destruir a carreira política de seu tenaz opositor.
Sendo o mentor dos três poderes, o que caracteriza na prática uma ditadura disfarçada, Chavez faz e disfaz em seu quintal venezuelano.

Nenhum comentário: