quinta-feira, 12 de março de 2009

Revista Forbes inclui traficante entre os bilionários do mundo.

A Revista americana Forbes, tradicional magazine que anualmente elenca os mais ricos do mundo, incluiu em sua relação o traficnte mexicano "El Chapo" ( foto ). Ele aparece na posição 701 da lista de milionários da "Forbes", com uma fortuna estimada de US$ 1 bilhão, a mesma dos empresários Emilio Azcárraga Jean (Grupo Televisa) e Alfredo Harp Helú (Grupo Banamex).
O presidente do México, Felipe Calderón, lamentou nesta quarta-feira o fato de algumas revistas "exaltarem" os narcotraficantes do país, um dia depois de a publicação americana "Forbes" ter incluído em sua lista de bilionários o chefe do cartel de Sinaloa, Joaquín Guzmán, conhecido como "El Chapo" ("O Baixinho").
Em um fórum de negócios do qual participou, Calderón disse lamentar "profundamente" a escalada de uma campanha na qual "a opinião pública e agora até as revistas se dedicam tanto a mentir sobre a situação do México como a exaltar os criminosos".
Calderón destacou que as publicações que exaltam os criminosos fazem "apologia à criminalidade".
Além disso, declarou que, dos 6.500 mil assassinatos cometidos no México em 2008 atribuídos ao crime organizado, 93% estiveram "direta ou indiretamente" vinculados a alguma quadrilha ou cartel.
O comissário da Polícia Federal Preventiva (PFP) do México, Rodrigo Esparza, disse ontem que não sabe como a "Forbes" conseguiu calcular a fortuna de "El Chapo", que está foragido da Justiça desde 2001, ano no qual fugiu de um presídio de segurança máxima com a ajuda das autoridades do centro de reclusão.
Autoridades americanas suspeitam que o surto de violência no México esteja relacionado ao aumento dos casos de execução e sequestro no sudoeste dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira, a Casa Branca anunciou que o governo vai estudar o envio de tropas da Guarda Nacional ao Texas e ao Arizona para combater os crimes relacionados ao narcotráfico.
Informações da Agência EFE.

Nenhum comentário: