terça-feira, 31 de março de 2009

Taleban assume atentado a academia de polícia no Paquistão e ameaça EUA

O comando paquistanês do grupo fundamentalista islâmico do Taleban admitiu nesta terça-feira a autoria no atentado a uma academia de polícia no país nesta segunda-feira (30), próxima a cidade de Lahore, que resultou na morte de ao menos oito pessoas. De acordo com a agência de notícias Associated Press, dois civis foram mortos na ação, mas a identidade não foi revelada.
Três terroristas foram mortos e quatro suspeitos foram presos. Os primeiros relatos indicavam que ao menos 20 haviam morrido. O governo pediu ainda um interrogatório a 50 pessoas que estavam próximas ao local do atentado. Mais de 90 agentes foram feridos na ação e encaminhados para hospitais. Ninguém corre risco de morte.
O ataque durou oito horas e teve momentos de tensão, com dezenas de cadetes sendo mantidos reféns, explosões de granadas e tiroteio. Na ação, os terroristas invadiram a academia vestidos de policiais, mascarados e fortemente armados. Os oficiais estavam desarmados e faziam exercícios matinais quando foram atacados.
Baitullah Mehsud, líder do braço paquistanês do grupo islâmico radical Taleban, disse nesta segunda-feira que o ataque é uma retaliação ao ataques americanos na fronteira do Afeganistão.
"Nós vamos atacar em breve Washington de uma forma que irá surpreender a todos no mundo", disse Mehsud em uma entrevista por telefone a agência de notícias Associated Press. O insurgente não forneceu detalhes de como seria feito o ataque. Os Estados Unidos oferecem US$ 5 milhões pela captura de Mehsud.

Nenhum comentário: