quarta-feira, 4 de março de 2009

Viva D. Doralice, musa anti-PMDB.

O movimento de resistência para impedir a troca de dirigentes do Real Grandeza, o fundo de pensão de Furnas, ganhou, veja só, uma musa. Dona Doralice, 91 anos, aposentada da estatal de energia elétrica, não esmoreceu e, galhardete em riste, pilotou sua cadeira de rodas até a porta da empresa, para se engajar nos protestos contra a sanha peemedebista (veja só na foto). Viva ela!
Aliás, a presença da manifestante no ato organizado pelos 20 sindicatos que atuam em Furnas, semana passada, evidencia o caráter do movimento, que reuniu na mesma arena a entidade dos aposentados, que nunca se bicou com a entidade representante dos ativos, e os sindicatos das mais variadas vertentes, alguns também inimigos de longa data. Não há notícia de que isso tenha acontecido antes, nem mesmo na tentativa de privatização de Furnas.
Aliás, segundo o ex-blog do Cesar Maia, a gula do PMDB manteve oculto o personagem principal. Quem manda mesmo nos Fundos de Pensão das Estatais Federais é o Gushiken, amigão do Lula, ex-ministro e mais ministro que nunca, agora fora das câmeras, porém mais ativo do que nunca. Conversem com a associação de engenheiros da Petrobrás ou mesmo com quem conhece o Previ-BB, ou todos...
Quem reler a revista Veja do início de 1985 verá uma matéria com Lula onde a revista pergunta a razão do PT não vai votar em Tancredo Neves no colégio eleitoral. A resposta de Lula foi pronta:
1) Queremos aumento do salário mínimo;
2) Queremos que os sindicatos controlem diretamente os fundos de pensão.
Ou seja, se Tancredo liberasse os fundos de pensão para a CUT, o PT votaria nele.
Essa era a moeda de troca. Gushiken, presidente do sindicato dos bancários, iniciou a partir daí um intenso treinamento para se tornar especialista em fundos de pensão e ser o coordenador da CUT/PT com vistas às mudanças da lei naquela direção.
O PT conseguiu uma diretoria para os sindicatos em cada fundo de pensão, em geral a diretoria de benefícios. Mas não ficou por aí. Avançou sobre o FGTS e sobre o FAT-seguro desemprego. Delúbio Soares foi o quadro do PT deslocado para representar a CUT nessas funções. O PT e Lula sempre tiveram em mente a manipulação dos recursos financeiros dito dos trabalhadores como forma de fortalecimento do PT e da própria CUT.
Na revista Isto É de 16 de janeiro de 1985, Lula responde a pergunta e sublinha: "Outra coisa fundamental: que os trabalhadores controlem os fundos que são, compulsoriamente, recolhidos em seu nome."

Nenhum comentário: