sábado, 27 de junho de 2009

Lula diz que irregularidades no senado são " coisas menores"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa hoje do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alvo de pedidos de afastamento do cargo. Lula disse que conversou com Sarney e que o presidente do Senado disse que está investigando as denúncias de irregularidades na Casa.
"Acho que o Sarney foi eleito pelos senadores e tem o compromisso de fazer a apuração. Ele me disse que está apurando, espero que haja uma investigação", disse Lula. Lula defendeu o afastamento de diretores até conclusão das investigações. "Vi senadores pedindo que os diretores acusados não compareçam ao Senado porque estão constrangendo os senadores. Não é a medida mais adequada. A mais adequada é se ele está sob suspeita afastá-lo até que as coisas sejam apuradas."
O presidente voltou a afirmar que não pretende transformar a crise do Senado numa causa nacional. "Não quero transformar as coisas no Senado numa crise institucional. Ali no Senado todos têm maioridade e sabem o que acontece. Que tomem decisões e resolvam."
Lula afirmou que as denúncias contra o Senado poderiam ser investigadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). "Acho que uma, duas ou três denúncias estão numa fase de apuração. Apura-se e toma-se uma medida. O que você não pode é um país com tantas coisas para a gente descobrir e pensar e a gente ficar um mês inteiro com coisas menores que o TCU pode investigar. Não conheço contas secretas."

Nenhum comentário: