segunda-feira, 29 de junho de 2009

Virgílio representa contra Sarney no Conselho de Ética

De Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, em discurso a poucos instantes no plenário do Senado:
- O senador José Sarney não tem a mínima condição moral de permanecer como presidente desta Casa.
- O Senado é vítima de um rosário de corrupção e de desmandos.
- Agaciel Maia [ex-diretor-geral do Senado] é covarde, canalha e pústula.
- Tem senador que acorbertou esse corrupto [Agaciel] e deve ter usufruído da corrupção promovida por ele.
Virgílio leu da tribuna uma representação que encaminhará ao Conselho de Ética do Senado contra o seu colega José Sarney. Pede para que ele seja investigado devido ao número de parentes e afilhados políticos que nomeou como funcionários do Senado - e também porque seu neto, José Adriano Sarney, intermediou a concessão de empréstimos consignados para funcionários do Senado.
Acatada a representação, Sarney será julgado e poderá ser condenado até a cassação do mandato de senador da república.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM) pediu ainda uma "investigação dura" sobre todos os senadores que ocuparam os cargos de 1º secretário e de presidente do Senado no período de 14 anos em que Agaciel Maia foi diretor-geral da instituição.
- Quero também a demissão de Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi (ex-diretor de Recursos Humanos) - afirmou Arthur Virgílio, defendendo ainda o afastamento do senador José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado. O senador declarou ainda que viu em si mesmo "vícios que julgava não possuir", erros segundo ele propiciados pelo ambiente do Senado. O senador assumiu ter cometido "pecados", que no entanto não o impedem de denunciar irregularidades no âmbito da administração da Casa. Neste momento, o senador responde às denúncias publicadas pela revista "IstoÉ" desta semana, segundo a qual o senador teria recebido favores de Agaciel, como um empréstimo no valor de US$ 10 mil. Arthur Virgílio Neto também explica os gastos hospitalares de sua mãe, que é viúva do senador Arthur Virgílio Filho.
Arthur Virgílio também apresenta uma série de documentos, que serão encaminhados à imprensa.

Nenhum comentário: