quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mantega é convidado para abrir pregão da Bolsa de NY

Brasília - O presidente da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês), Duncan Niederauer, convidou hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para bater o martelo de início do pregão da Bolsa norte-americana. O convite foi feito durante reunião de Niederauer com Mantega, em Brasília.
O Brasil é o terceiro país em empresas listadas na Bolsa de Nova York, atrás apenas do Canadá e da China. Somente os recibos de ações (ADRs) da Petrobras são responsáveis por um giro de US$ 1,3 bilhão por dia, o maior da Bolsa de Nova York para esses papeis. Além da Petrobras, a Vale também tem papel de destaque nas negociações, com uma média diária de US$ 1 bilhão. Os papéis brasileiros mais negociados na Bolsa em 2008 foram Petrobras, Vale, Unibanco e Bradesco.
Em conversa com Mantega, Niederauer, que assumiu recentemente o cargo, afirmou que o Brasil é visto como importante parceiro estratégico. Ele elogiou, segundo participantes do encontro, a condução das medidas para combater os efeitos da crise na economia brasileira. A conversa durou um hora e ficou acertado que a participação de Mantega na abertura do pregão ocorrerá em setembro, quando o ministro fará viagem aos Estados Unidos para a reunião de líderes do G-20. A data certa ainda será fechada.

Nenhum comentário: