segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasileira diz que Farc raptaram seu marido e pediram resgate

A mulher de um comerciante de pedras preciosas de Boa Vista (RR) afirma que foi procurada por um suposto membro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) com um pedido de resgate pelo sequestro de seu marido, desaparecido desde 7 de agosto. Marinêz da Silva Pinho, 37, diz que recebeu uma carta do marido, Vicente Aguiar Vieira, 38, e vários telefonemas de um homem que se identificou como "subcomandante Cristian". Ela está há cerca de 25 dias sem qualquer contato. Em setembro, Marinêz diz que pediu ajuda à PF, à Interpol e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante ida dele a Roraima. "Querida esposa, encontro-me sequestrado pelas Farc, por isso peço que me consiga 2,5 milhões de bolívares [R$ 850 mil] para poder gozar de minha liberdade", dizia trecho da carta datada de 9 de agosto, escrita em espanhol e em tom formal, como se fora ditada. Marinêz diz que vendeu todos seus bens e levantou parte do dinheiro. Mas se recusou a cumprir as exigências para a entrega. "Queriam que eu fosse à fronteira de Venezuela e Colômbia, caminhasse pela floresta até o acampamento e aguardasse três dias até que eles contassem o dinheiro", diz, reclamando de abandono por parte das autoridades brasileiras: "Só me pedem para ter paciência". Se confirmado o caso, Vieira será o primeiro brasileiro sequestrado pelas Farc na Venezuela. Há treze anos, dois engenheiros brasileiros foram raptados pelo grupo na Colômbia e soltos após 207 dias e pagamento de resgate.

Nenhum comentário: