quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Serra critica falta de investimento em irrigação no Nordeste

Da Folha Online
O governador de São Paulo e presidenciável tucano, José Serra, se recusou nesta quarta-feira a opinar sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar as obras de transposição do rio São Francisco, mas criticou a falta de investimento em irrigação no Nordeste.
O presidente visita a partir de hoje, até sexta-feira, quatro Estados --Minas, Bahia, Pernambuco e Paraíba-- para inspecionar as obras do rio. Lula levou com ele os presidenciáveis da base aliada, deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
"Não vou opinar nem repercutir essa viagem [do presidente Lula]. [...] O Nordeste é a região, do ponto de vista econômico e social, mais problemática do Brasil. Há uma absoluta ausência de investimentos na irrigação. Eles foram interrompidos há seis ou sete anos", disse Serra.
Para ele, as áreas que estão beirando o rio já deveriam estar irrigadas. "Você leva água, mas precisa montar um sistema para a água chegar à propriedade. Uma coisa é correr o rio e outra é chegar à propriedade."
Serra também falou de sua última viagem à Petrolina (PE). "Vi, por exemplo, um canal de 84 quilômetros pronto sem ser utilizado, porque não tem rede até as propriedades. Eles não têm água para beber, vivem em uma situação de carência muito grande, apesar de estarem próximos ao rio."

Nenhum comentário: