sábado, 28 de novembro de 2009

Lula quer dividir o Brasil em dois

O fil­me "O filho do Brasil", patrocinado por empresas com interesses junto ao governo federal, é mais uma fer­ra­men­ta na jo­ga­da lu­lis­ta de ra­char o Bra­sil em dois – en­tre os que são a fa­vor do seu governo e os que são con­tra. Uma fer­ra­men­ta de lu­xo, pois, co­mo Lu­la tan­to apre­cia, a pe­lí­cu­la não per­mi­te o con­tra­di­tó­rio. No es­cu­ri­nho do ci­ne­ma, a pes­soa ocu­pa uma pol­tro­na e as­si­mi­la a men­sa­gem que qui­se­rem pas­sar. Sem cerimônia — A es­tra­té­gia ma­ni­queís­ta pre­ten­di­da por Lu­la é anun­ci­a­da sem a me­nor ce­ri­mô­nia por ele mes­mo, por sua mi­nis­tra-can­di­da­ta, Dil­ma Rous­seff, e ou­tros ali­a­dos. Con­for­tá­vel em sua po­pu­la­ri­da­de, con­quis­ta­da prin­ci­pal­men­te à ba­se da es­mo­la do Bol­sa Fa­mí­lia, o pe­tis­ta afir­ma que es­tar con­tra ele é es­tar con­tra o Bra­sil. Uma ló­gi­ca ra­zo­á­vel pa­ra quem pa­re­ce re­al­men­te acre­di­tar que, an­tes de sua che­ga­da ao po­der, na­da de bom ha­via si­do fei­to no Pa­ís. Por mais que se en­ten­da a im­por­tân­cia do re­a­lis­mo po­lí­ti­co pa­ra se con­ser­var o po­der, é di­fí­cil acei­tar es­se com­por­ta­men­to em um pre­si­den­te que es­tá cum­prin­do o se­gun­do man­da­to. Não que se es­pe­ra­sse um completo dis­tan­ci­a­men­to do pro­ces­so elei­to­ral por par­te de um ani­mal po­lí­ti­co co­mo Lu­la. Não se tra­ta, aqui, de co­brar a fa­mo­sa (e, em ter­mos po­lí­ti­cos, fol­cló­ri­ca) pos­tu­ra de ma­gis­tra­do em sua su­ces­são. É cla­ro que, de uma for­ma ou de ou­tra, ele se en­vol­ve­ria na ba­ta­lha que se apro­xi­ma. O que se dis­cu­te aqui é uma ques­tão de abor­da­gem. O appro­ach lu­lis­ta so­bre 2010 é es­can­da­lo­sa­men­te mes­qui­nho. Co­mo se ele e seu gru­po es­ti­ves­sem sim­bi­o­ti­ca­men­te agar­ra­dos ao po­der, lu­tan­do com unhas e den­tes pa­ra não lar­gar o os­so e pre­ser­var o sta­tus quo. O dis­cur­so e as ati­tu­des do pre­si­den­te e de seus au­xi­li­a­res nos di­ver­sos pa­lan­ques, que já es­ta­vam mon­ta­dos em me­a­dos de 2007, re­ve­la uma des­fa­ça­tez mui­tas ve­zes cho­can­te.
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