sábado, 7 de novembro de 2009

O Brasil perde Anselmo Duarte

No O Globo:
Morreu na madrugada deste sábado o cineasta Anselmo Duarte, de 89 anos. Ele estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo desde o dia 27 de outubro, após ter sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o estado de saúde do cineasta era gravíssimo.
Segundo informações do site G1, Duarte será enterrado no domingo em Salto, a 105 quilômetros de São Paulo, onde ele nasceu. O sepultamento está marcado para ocorrer às 10h no Cemitério da Saudade.
Anselmo Duarte estreou como cineasta em 1957, em "Absolutamente certo", filme do qual também era o ator principal. Com toques do neorrealismo italiano, a comédia satirizava os programas de perguntas e respostas muito populares na televisão da época.
O personagem de Duarte sabia de cor o catálogo telefõnico de São Paulo e dava os números de todos os assinantes da lista.
Ele é o único brasileiro a ganhar o prêmio máximo do Festival de Cannes, a Palma de Ouro. Feito realizado em 1962, com "O pagador de promessas" e até hoje nunca repetido por nenhum brasileiro.
No ano seguinte, o filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (perdeu para o francês "Les dimanches de Ville d'Avray" , de Serge Bourguignon).

Nenhum comentário: