terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Indústria de São Paulo corta 98 mil empregos

De Eduardo Laguna no Valor Online:
O nível de emprego na indústria paulista registrou em dezembro do ano passado queda de 3% em relação a novembro, com o fechamento de 67 mil postos de trabalho. No entanto, os dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgados há pouco mostram que, com o ajuste sazonal, houve alta de 0,31% nessa comparação.
No acumulado de 2009, houve corte de 98 mil empregos no setor, uma baixa de 4,32% ante o nível de emprego do fim de 2008.
O setor que mais demitiu no mês de dezembro foi o de Coque, derivados do petróleo e biocombustíveis, com baixa de 22,2%, seguido por Produtos alimentícios, com recuo de 16,1%.
Já no acumulado do ano passado, o setor que mais eliminou vagas foi o de Outros equipamentos de transporte (exceto veículos automotores), com baixa de 22,5%. Na sequência, apareceu Metalurgia, com recuo de 12%.
Os melhores desempenhos em termos de emprego em 2009 foram dos segmentos de Confecção de artigos de vestuário e acessórios, com avanço de 1,5% no nível de emprego, e Produtos Diversos, com acréscimo de 1,3%.

Nenhum comentário: