segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pesquisa marôta

Segundo informações do TSE, o "campo" da pesquisa CNT/Sensus encerrou na última sexta-feira. Hoje eles já estão divulgando os resultados. A CNT/Sensus deve estar utilizando urnas eletrônicas, para tabular uma pesquisa com tamanha velocidade. Ou colocando jatinhos para voar pelo Brasil buscando os formulários de pesquisa. Ou é exatamente isto que vocês estão pensando.
Conforme publicado no site do TSE, o "campo" foi realizado no período de 25/01/2010 a 29/01/2010,com 2.000 Entrevistas, ponderadas pelas 05 Regiões e para 24 Estados, com o sorteio aleatório de 136 Municípios por representatividade de grupos populacionais. O Lula é um cara sortudo e a Dilma também. Com quase 5.400 municípios no Brasil, Garanhuns e São Bernardo do Campo estão entre os sorteados. Seria interessante verificar, acessando o site, o perfil destas cidades. Convido os comentaristas e leitores a cruzar as cidades com o partido que comanda a prefeitura. O UOL tem um site completo, que dá os resultados em primeiro turno, para municípios menores, como também os resultados das maiores cidades, onde houve segundo turno. Seria interessante mostrar a cidade, o partido que comanda, o número de eleitores, para ver quantas cidades oposicionistas e quantas cidades governistas foram escolhidas. E, em termos de número de eleitores, quanto isto representa para cada um dos lados. A pesquisa CNT/Sensus é aquela que um dia vai ultrapassar os 100% de aprovação do Lula.
..........................................................................................
Tudo muito organizado. A pesquisa é registrada no dia 26 de janeiro no TSE, mas o "campo" começa em 25 de janeiro,um dia antes. O "campo" encerra em 29 de janeiro, uma sexta-feira. E uma pesquisa com 65 questões tem seus resultados divulgados na segunda-feira, 01 de fevereiro. Tudo feito no sábado e no domingo. Na metodologia submetida ao TSE, a SENSUS compromete-se: "após conclusão do trabalho de campo é realizada uma checagem de cerca de 15% dos questionários aplicados, através de verificação in loco". É possível, tecnicamente?
*Li no blog Coturno noturno

Nenhum comentário: