quinta-feira, 11 de março de 2010

Governo Lula e o tiro no pé

Ansioso e claudicante, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o Brasil “não tem interesse em confrontação com os Estados Unidos” ao divulgar a lista com produtos americanos que passarão a ser sobretaxados ao entrar no país, e pediu que o governo de Barack Obama “negocie rapidamente” um fim à retaliação comercial.
“Eu queria pedir ao companheiro Obama que colocasse as suas pessoas para negociar rapidamente. O Brasil não tem nenhum interesse em nenhuma confrontação com os Estados Unidos”, disse o presidente durante a inauguração de uma usina termelétrica em Cubatão, São Paulo.
Uma lista com 102 itens importados dos Estados Unidos que passarão sofrer sobretaxas ao entrar no Brasil foi divulgada na última segunda-feira pelo Ministério da Indústria e Comércio.
Comento: A verdade é que Lula sabe que se precipitou. Embora tenha o respaldo da OMC, o governo brasileiro “deu uma mancada” quando sobretaxou até o trigo importado dos Estados Unidos.
A sobretaxa do trigo poderá gerar, a curto prazo, um pequeno aumento ( na ordem entre 3 a 5 por cento ) nos produtos finais que são essenciais e constantes na mesa do brasileiro como pão,macarrão, bolos,biscoitos,etc.
Isto terá um impacto direto na inflação de até 1,2% no ano.
Ademais a sobretaxa não obedeceu critérios técnicos e sim, burramente, políticos. Não fora isso o governo não agiria em relação aos componentes de automóveis e linha branca o que acarretará, ao fim da isenção do IPI, um substancial acréscimo nos preços dos produtos finais como peças, automóveis, equipamentos, etc.
O governo que poderia ter dado uma lição aos “States”, parece ter dado um tiro no pé.

Nenhum comentário: