terça-feira, 7 de setembro de 2010

Petrobrás nas mãos dos chineses


O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês) informou que a Petrobrás escolheu sua unidade de banco de investimento - chamada ICBC International - como um dos coordenadores da emissão de cerca de US$ 65 bilhões em ações da estatal. Em comunicado, o banco chinês afirmou que essa é a primeira vez que um banco de investimento chinês tem papel importante em uma grande emissão de ações fora dos mercados da China continental e de Hong Kong.
Na semana passada a Petrobrás lançou uma das maiores ofertas de ações do mundo, com planos para usar os recursos da operação para desenvolver os enormes campos de petróleo descobertos recentemente em alto mar no Brasil. A estatal vai investir cerca de US$ 224 bilhões durante os próximos cinco anos para dobrar sua produção de petróleo para 3,9 milhões de barris diários até 2014, o que transformará o Brasil no quinto maior produtor de petróleo do mundo e provavelmente colocará o País entre os 10 maiores exportadores da commodity.
Além do ICBC International, os coordenadores da emissão da Petrobrás incluem Credit Agricole, Credit Suisse, Goldman Sachs Group, HSBC Holdings, JPMorgan Chase e Société Générale, de acordo com o prospecto divulgado pela estatal na sexta-feira. Outros coordenadores globais são Bank of America Merrill Lynch, Bradesco BBI, Citigroup, Banco Itaú BBA, Morgan Stanley e Banco Santander. As informações são da Dow Jones.
Fonte:http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios+setor-financeiro,petrobras-contrata-banco-chines-para-coordenar-emissao,34282,0.htm

Nenhum comentário: