terça-feira, 23 de novembro de 2010

Governo culpa passageiros pelo caos na aviação civil

Por Rafael Lemos, na Veja.com:
Com aeroportos saturados e aeronaves lotadas, empresas e órgãos ligados à aviação comercial vão tentar acelerar uma outra ponta do ‘sistema’: o passageiro. Uma série de campanhas informativas e ações nos aeroportos visam a dar agilidade aos procedimentos de embarque e desembarque, para evitar que passageiros ‘inexperientes’ – dada a popularização das passagens aéreas – emperrem as filas. A Infraero estima em 20% o aumento na movimentação de passageiros durante a alta temporada. Historicamente, em dezembro, o número de passageiros supera em cerca de 11% o mesmo período do ano anterior. A previsão da Anac é que, em dezembro desse ano, ocorram cerca de 14 milhões de operações de embarque e desembarque, e boa parte delas com estreantes: segundo o instituto Datapopular, mais de 8 milhões de brasileiros terão viajado pela primeira vez de avião em 2010.( Leia mais aqui )
COMENTO: Era o que faltava. Durante quase oito anos o governo jamais se preocupou em viabilizar melhores serviços nos aeroportos nacionais. Aparelhou a ANAC, colocou gente sem condições de gerir o setor, e pouco investiu em infraestrutura. Tanto é que a própria infraero acredita que o aeroporto de Guarulhos não estará pronto para Copa do mundo, no Brasil.
Mas agora o governo já tem a solução: culpar o passageiro,como se o consumidor dos serviços fosse responsável por seu próprio desconforto. 

Nenhum comentário: