domingo, 12 de dezembro de 2010

O hacker e a inspiração dos imbecís

A prisão de Julian Assange tem provocado reações de todos os tipos e inspirado imbecís no mundo inteiro, inclusive, chefes de Estado. Mas Assange não está preso por divulgar fofocas.
Quanto a isso, a questão é mais profunda e se alia ao desejo que termos, sempre, de garantir nossa privacidade.
Se existem pessoas que entram, sorrateiramente, nos sistemas alheios com o objetivo de bisbilhotar, existe, sempre, a possibilidade de entrarem para devassar a sua vida, para prejudicar, roubar, embaraçar e destruir feitos e fatos.
Diáriamente, chega ao nosso conhecimento fatos caracterizados por crimes chamados "cibernéticos" onde há roubos de senhas e valores, de informações sigilosas e outras.
Estes "WikiLeaks" da vida podem, por certo, informar e desinformar, esclarecer ou apor dúvidas,constrangimentos, criar fatos e situações embaraçosas através da falsidade ideológica via internet. Tudo é possível na rede. Fazer o bem e fazer o mal.
Não podemos ficar a mercê de pessoas que usando o poder e/ou o direito a liberdade de expresão e informação possam, adredemente, procederem de forma desonesta e mal intencionada.
Ademais este tal de Julian Assange, um anti-americanista imbecil, está preso por crime sexual e não por ter publicado as asneiras do corpo diplomático americano.
Criticar sua prisão pelo fato das publicações é uma balela. Se ele será preso ou não pelas suas publicações na net, ninguém sabe. Não há iniciativas com este objetivo. Críticas sim, existem aos montes. Contrárias ao feito ou a favor. Até "chiliques" de hackers pró e contra Assange e seu site de fofocas.
O fato incontestável é que ele tornou-se apenas "mais fácil de ser encontrado", pelas autoridades que o procuravam, em razão da sua notoriedade repentina, quando demonstrou ter a capacidade de tirar a nossa privacidade e o sono, inclusive, de muita gente importante, se quiser.

Nenhum comentário: