quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Navio movido a energia eólica chega ao Brasil

O Porto de Pecém, no Ceará, recebeu na última terça-feira o primeiro navio movido à energia eólica. Chamado e E-ship 1, a embarcação de bandeira alemã é utilizada para atividades com carga seca de múltiplo uso. A tecnologia utilizada permite a economia de combustível da ordem de 30 a 40%.
Sua viagem inaugural começou em 17 de agosto no Porto de Emden, na Alemanha. O navio esteve em Portugal em setembro. A embarcação passou por três provas de mar antes de ser lançado oficialmente.
Com 130,4 metros de comprimento, o E-Ship 1, trabalha com conversores de energia eólica, transportando equipamentos para a indústria Woben, instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e fabricante de aerogeradores.
O navio é propriedade da empresa alemã Enercon GmbH, terceira maior fabricante de turbinas eólicas do mundo. Ele será usado para o transporte de componentes de turbinas eólicas.
O E-Ship 1 é equipado com nove geradores diesel, com uma potência total de 3,5 MW. O navio possui caldeiras, que alimentam uma turbina a vapor, que, por sua vez, aciona quatro rotores. Estes rotores, assemelhando-se a quatro cilindros grandes montado no convés do navio, são capazes de recolher a energia do vento. A tecnologia permite a economia de combustível da ordem de 30 a 40% a uma velocidade de 16 nós.

Nenhum comentário: