sábado, 22 de janeiro de 2011

Oposição fraca

Na Folha online:
Derrotado na disputa presidencial em 2010, o ex-governador José Serra (PSDB) voltou a afirmar ontem em
curitiba que a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foram "destruídas" no governo Lula (2003-2010).
"Elas estão em situação péssima porque o governo anterior destruiu essas instituições. São instituições que andaram para trás no governo Lula-Dilma [Rousseff]. Não é essa coisa de que de repente veio uma herança não sei de onde. Infelizmente, o Brasil e o mundo não podem ser governados virtualmente, com anúncios, falas, espetáculos, que não provoquem mudanças reais."
Anteontem, Serra já havia feito declarações semelhantes por meio do microblog Twitter.
Serra também afirmou que é muito cedo para fazer uma avaliação do governo Dilma. "A única medida de significado foi o aumento dos juros. O resto é muito pouco para se avaliar", disse.
As declarações foram feitas durante uma visita à sede nacional da Pastoral da Criança, na capital paranaense.
Serra estava acompanhado do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que assumiu o cargo em 1º de janeiro. Serra afirmou que a visita a Curitiba foi apenas um gesto de agradecimento ao Paraná, onde venceu Dilma Rousseff nos dois turnos.
O tucano também disse que uma eventual candidatura sua para a presidência do PSDB não é um assunto "que esteja colocado" e que não está "preocupado com presidência ou não presidência".
Ele afirmou que sua preocupação é fortalecer o partido e "recriá-lo nos Estados em que ele não existe ou é muito fraco" e desenvolver um trabalho de oposição.
COMENTO: Depois de fazer uma campanha fraca, inobjetiva e medrosa, José Serra quer emergir e tomar fôlego na política nacional.
Parece-me tarde. Por duas vezes Serra teve a chance de demonstrar força. vontade, estratégia e gana de opositor. Mas demonstrou fraqueza e incapacidade de se transformar em um líder oposicionista forte e destemido.

Nenhum comentário: