domingo, 20 de fevereiro de 2011

A lenda da era Lula: Mais uma mentira é provada.

Era uma vez a lenda da QUEDA DA DESIGUALDADE no Brasil, já desmontada. Agora, todo mundo sabe que o que caiu foi a DESIGUALDADE ENTRE SALÁRIOS, mas não entre a renda do capital e a do trabalho. E ESTA é a desigualdade de fato obscena. Muito bem. Agora, surgem dados que põem em dúvida até a queda tão celebrada da DESIGUALDADE ENTRE ASSALARIADOS. São dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), organismo oficial e bastante empenhado, de resto, na PROPAGANDA DO GOVERNO. O que diz o estudo? QUE O DESEMPREGO AUMENTOU ENTRE OS 10% MAIS POBRES NO PERÍODO 2005-2010. Exatamente o período em que tanta gente se ufanava de que a desigualdade diminuíra.
VEJAMOS A COMPARAÇÃO: em 2005, 23,1% da população mais pobre estava desempregada. No ano passado, esse número saltou para 33,3%. Já entre a parcela da população de maior poder aquisitivo, o desemprego diminuiu 57,1% nesses cinco anos. Caiu de 2,1% para 0,9%. MAIS: o desemprego entre os mais pobres, que era 11 VEZES MAIOR EM 2005, PULOU PARA 37 VEZES MAIS CINCO ANOS DEPOIS. A notícia colhida nesta FOLHA acrescenta a palavra de técnicos do Ipea: "A taxa de desemprego, que tende a ser mais elevada entre os trabalhadores de menor rendimento, tornou-se ainda mais um elemento de maior desigualdade no mercado de trabalho". Se os mais pobres perdem emprego e, portanto, renda, e os mais ricos, ao contrário, obtêm mais empregos e, portanto, mais renda, COMO É POSSÍVEL QUE A DESIGUALDADE ENTRE ASSALARIADOS CAIA? Deve haver alguma boa explicação, dada a qualidade técnica dos ARAUTOS DA LENDA, mas seria conveniente que eles VIESSEM A PÚBLICO PARA EXPLICAR ESSA CONTRADIÇÃO APARENTEMENTE INSANÁVEL, em vez de silenciarem como o fazem quando se aponta a OUTRA LENDA.
*Texto por Clóvis Rossi – na Folha - 20/02/2011

Um comentário:

Gerci disse...

Mário Fortes, o glandes problema é que o marketing do governo é forte e muito bem elaborado. Eu diria que é a moda Hitler, uma mentira contada insistentemente como se fosse verdade, a tendência e que se torne uma verdade aos olhos dos incautos.

Abraços.