terça-feira, 15 de março de 2011

Marinha americana se aproxima do cerco ao litoral da Líbia

O porta-aviões SS ENTERPRISE se aproxima da Líbia
Do Cairo, vem a notícia de que o submarino nuclear 'Providence' e o destróier 'Mason', da marinha de guerra dos EUA cruzaram ontem o canal de Suez, procedentes do Mar Vermelho, aparentemente com o objetivo de tomar posição em águas internacionais do Mediterrâneo ao longo da costa da Líbia.
A informação é de fontes do governo egípcio sob a condição de anonimato, uma vez que não estão autorizadas a falar com a mídia.
Tais fontes declararam que os vasos de guerra fazem parte de um grupo naval capitaneado pelo porta-aviões Enterprise, que transporta caças a jato capazes de criar uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia.
Além dos aviões, o Enterprise está equipado com uma frota de helicópteros tanto de combate como de suporte médico e logístico.
Nele estão também o grupo de operações anfíbias especias do Kearsarge, composto de dois mil 'marines' (que são fuzileiros navais americanos).
Esses vasos de guerra aumentarão a frota dos EUA estacionada no Mar Mediterrâneo que é atualmente de cinco a seis navios de guerra, numa movimentação de aproximação do litoral norte da Africa que começou a ser feita pelo Pentágono na primeira semana do mes em curso, embora a decisão de criar a tal zona de exclusão aérea sobre a Líbia, ou mesmo de uma intervenção militar da OTAN com o aval do Conselho de Segurança da ONU, ainda não tenha sido tomada.
*Fonte: agências de notícias Associated Press e ANSA

Nenhum comentário: