terça-feira, 15 de março de 2011

O capitalismo japonês

Lendo um especial da VEJA sobre a tragédia do Japão, pude ver como os japoneses gastam dinheiro com segurança contra terremotos: em tecnologia, treinamento, em orientações à população...
Os prédios são construídos de maneira que não fiquem fincados diretamente no solo, por um sistema de molas e um outro sistema em que se usa esferas para o prédio deslizar.
As equipes de salvação são constantemente treinadas, incluindo os militares. As donas-de-casa sabem que devem pregar os móveis às paredes, e não colocar muito peso em locais alto da casa.
No litoral eles construíram paredes para amenizar o impacto de grandes ondas; nas cidades diques. Haja dinheiro!
Um engenheiro para construir um prédio superior a 13 andares tem que ter experiência de 2 anos, além de fazer uma prova no Departamento de Construções.
Há uma foto na reportagem que mostra idosos se embalando em cobertores que a prefeitura local deu. Quer dizer, gasta-se dinheiro com proteção.
Um minuto antes da explosão do tsunami os japoneses foram avisados por diversos meios: celular, rádios, canais de televisões. A gente acha pouco 1 minuto, mas talvez nos outros paises nem isso existe.
É muito "desumano" o capitalismo desenvolvido do Japão.

Nenhum comentário: