quarta-feira, 2 de março de 2011

O "fardo da presidenta”

Se para Fernando Henrique Cardoso o exercício do cargo de Presidente é “sofrido”, para Lula “nunca foi tão fácil governar”, afinal, ele o fez sem trabalhar e, tirou de letra, com um alto custo para a nação.
Sua sucessora, porém, não encara o exercício presidencial como uma missão tão fácil assim. A presidente Dilma Rousseff afirmou que a responsabilidade do cargo é como “uma escalada diária do Monte Everest”.
Guardada as devidas proporções - em Brasília o Everest é mais embaixo -, Dilma caminha para, imitando seu antecessor, criar momentos que ensejem um perfil popular.
Em entrevista no programa global de Ana Maria Braga, a “presidenta” afirmou que governar "É como se todos os dias eu tivesse que escalar um Monte Everest". Para ela, a Presidência da República "é um desafio que nunca acaba", mas "um desafio é o que pode mudar o Brasil".
É, pode ser! Com um perfil de general - dizem que gentileza e cordialidade não é seu forte – a governante tenta passar uma imagem popular. Já se esboça um “pacotão” de bondades para agradar ao público feminino. O primeiro passo foi a participação no programa de TV. O segundo será o reajuste do bolsa família tendo como parâmetro o numero de filhos, em cada família. O governo sabe que os cortes do orçamento de 50 bilhões, pode fazer empacar os projetos popularescos que agradam ao povão.

Nenhum comentário: