sexta-feira, 11 de março de 2011

STF ordena quebra de sigilo fiscal dos réus do mensalão

O STF (Supremo Tribunal Federal) ordenou a quebra do sigilo fiscal de todos os 38 réus do processo do mensalão, principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolvendo compra de apoio político no Congresso.
O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF, determinou, em fevereiro, o envio de ofício à Receita Federal pedindo cópia da última declaração do imposto de renda dos denunciados.
Barbosa acolheu solicitação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que requisitou a quebra do sigilo para que já calcule possíveis multas, em caso de condenação dos acusados.
Segundo a Procuradoria, a medida serve para o Ministério Público conhecer a situação financeira dos acusados e adequar os valores das multas, se houver condenação.
Também foi aceito pedido de acesso aos antecedentes criminais dos réus. Barbosa não comentou os pedidos.
Disse que, "em caso de condenação, sobrevirá a necessidade de análise dos antecedentes dos réus, para fixação da pena-base, bem como da situação financeira deles para a adequada imposição do valor da multa".
As informações não poderão ser divulgadas pelo Ministério Público Federal, pois a ação penal corre em sigilo. (Folha online)
COMENTO: Será que a esta altura ainda existe vestígos em contas bancárias dos mensaleiros? Será que eles seriam tão bobos a ponto de movimentar dinheiro, sem comprovação de origem, em suas contas ? Por quê será que os mensaleiros estão tão confiantes ( eles dizem "confiar" na Justiça ) e estã tão bem situados em cargos públicos no governo e no Legslativo? Por quê nenhum está preso ou punido? Por quê será que demora tanto os procedimentos de instrução do processo? Será que alguns crimes serão, ou já estão, prescritos até julgamento? Alguém acredita que haverá punição dos mensaleiros?

Um comentário:

Airton Leitão disse...

Existe a possibilidade de com a divulgação dessa contas dona Dilma ter que mandar alguns de seus auxiliares para casa.