sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto atinge a costa japonesa

Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu na tarde desta sexta-feira (horário local) a costa nordeste do Japão. Outros dois tremores de menor intensidade (6,6 graus) se sucederam ao primeiro.
De acordo com informações da rede de televisão NHK, o terremoto chegou a sacodir prédios na capital Tóquio. Na quarta-feira, um tremor de 7,2 graus já havia atingido o país.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de alto risco de tsunamis, com ondas de até seis metros em Miyagi e de até três metros em Iwate, onde os habitantes que se encontram perto do litoral foram orientados a se dirigir para terrenos elevados.
O alerta para as ondas gigantes foi estendido para a costa da Rússia.
Na capital japonesa, o terremoto, um dos mais fortes dos últimos anos, disparou os alarmes dos edifícios e fez com que as pessoas saíssem assustadas às ruas, ao tempo que interrompeu as linhas de telefonia celular.
O tremor também paralisou em todo o país os serviços do "shinkansen", o trem-bala japonês, segundo a companhia ferroviária JR East.
O Japão, situado no "anel de fogo do Pacífico", sofre frequentes terremotos, que raramente causam vítimas devido às rígidas normas de construção vigentes no país.
*Veja.com

Nenhum comentário: