domingo, 24 de abril de 2011

A balela da ascensão social no Brasil.

Eu não entendo esta tão propalada ascensão social brasileira. Não conheço ninguém que subiu na vida nos últimos dez anos. Eu estou, relativamente mais pobre hoje do que há dez anos e outros, em minha família também. Meu salário não dá, hoje, para comprar o que eu conseguia comprar há alguns anos. Renunciei a algumas mordomias. Desisti, por exemplo, de plano de saúde porque não posso mais pagar. Estou à mercê do SUS. Antes do "salvador da pátria", todo mês, ao receber meu salário, tirava um fim de semana para viajar, conhecer algum lugar e ficar em um hotel por uns três dias.
Atualmente, se um, hotel me vir, vai sair correndo porque nem sabe quem sou eu. Antes eu comprava minha roupa em boutiques. Agora, ponho uma blusa de dez reais e vou passear no shopping, tomar um copo de chá mate com limão.
Restaurante? Tá louco?
Qual era a minha classe e despenquei para onde?
Todo mundo que eu conheço diz coisa parecida.
* Ester Azoubel, por e-mail, via resistência democrática

Nenhum comentário: