segunda-feira, 11 de abril de 2011

O retrocesso no Peru

O Peru, país da América latina que vem sendo administrado por um governo de direita, tendo o maior crescimento econômico da América latina nos últimos anos, com percentuais de crescimento que chega ao dobro dos demais países vizinhos, poderá, nestas eleições estabelecer um retrocesso à esquerda, dependendo do que o provável candidato vitorioso Ollanta Humala, um ex-militar de esquerda, escolher ou aceitar como apoioadores no segundo turno.
Em três pesquisas de boca de urna já haviam dado como certa a vitória de Humala e a ida ao segundo turno.
Segundo as pesquisas, Fujimori ficou em segundo lugar com pequena vantagem sobre o terceiro colocado, o ex-primeiro-ministro Pedro Pablo Kuczynski.
A sondagem Datum deu a Humala 33,8% dos votos, seguido de Fujimori com 21,3%. Pedro Pablo Kuczynski teve 19,5 %, e o ex-presidente Alejandro Toledo, 15,%.
Pesquisa do instituto Ipsos mostrou Humala com 31,6%, Fujimori com 21,4%, Kuczynski com 19,2% e Toledo, 16,1%.
Sondagem CPI deu Humala com 33%, Fujimori com 22% e Kuczynski em terceiro com 19%.
Se de fato nenhum candidato obtiver 50% dos votos, os dois líderes disputarão o segundo turno em 5 de junho.
A contagem rápida das eleições presidenciais peruanas neste domingo (10), que representa um resultado preliminar do pleito, confirmou que o ex-militar de esquerda Ollanta Humala lidera com comodidade, à frente da parlamentar Keiko Fujimori, que o acompanharia no segundo turno, previsto para o dia 5 de junho.
*Informações do Portal G1

2 comentários:

Laguardia disse...

Mário

Há um selo para você no Brasil Liberdade e Democracia em reconhecimento a sua incansável luta por um Brasil mais ético, honesto e moral.

BLOG DO MARIO FORTES disse...

Você sempre generoso, amigo Laguardia!
Obrigado e um forte abraço!