terça-feira, 10 de maio de 2011

O "mala" peruano.

O Peru nos apresenta um segundo turno das eleições presidenciais que pode significar uma agradável reação popular. Ainda não está claro o que os eleitores querem, mas as projeções não são confiáveis para a esquerda disfarçada.
Se no primeiro turno deu Humala 33% dos votos e Keiko Fujimori, 22, agora a distância que os separa é de apenas quatro pontos.A tendência favorece Keiko. É inevitável recordar as eleições de 2006. No primeiro turno destas eleições, Ollanta Humala venceu 30% dos votos e Alan Garcia ficou em segundo lugar com 24%. Na segunda rodada, apesar das agruras de seu primeiro governo (1985-1990), caracterizado por escândalos de hiperinflação e corrupção, Garcia venceu com 53% dos votos. Por quê Alan ganhou?O povo não teria memória? Ele ganhou porque a maioria dos peruanos viram Humala um tipo de radical chavista, que poderia arrastar o país para o abismo do "socialismo do século XXI", uma maneira caótica de empobrecer a sociedade, as relações humanas e as ligações internacionais.
Humala crer haver aprendido a lição e nesta campanha se apresenta mais como um discípulo de Lula do que de Chávez. Agora ele, é um carnívoro socialista, alega que se tornou manso e vegetariano.
Mas os peruanos, a julgar pela tendência eleitoral, não crêem nisso tanto assim.

Nenhum comentário: