quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EUA prendem homem que preparava atentado contra o Pentágono

Autoridades americanas detiveram, nesta quarta-feira, perto de Boston, no nordeste do país, um homem que preparava atentados contra alvos governamentais em Washington utilizando pequenos aviões movidos por controle remoto carregados de explosivos, informaram fontes oficiais.
Rezwan Ferdaus, 26 anos, foi acusado de querer atacar o Pentágono e o Capitólio e tentar fornecer material para fabricação de bombas com o fim de usá-las contra soldados americanos no Iraque, informou em um comunicado a promotora federal do distrito de Massachussetts, Carmen Ortiz.
"A conduta alegada hoje mostra que Ferdaus planejava com antecedência cometer atos violentos contra o nosso país, inclusive com ataques ao Pentágono e ao Capitólio", disse Ortiz.
No âmbito do suposto complô, uma equipe de agentes do FBI disfarçados atuaram como cúmplices, fornecendo a Ferdaus um avião movido por controle remoto, explosivos C4 e armas leves que ele supostamente planejava usar em ataques simultâneos em Washington.
Ferdaus supostamente modificava telefones celulares para usá-los como dispositivos elétricos em bombas que seriam usadas contra tropas americanas no Iraque. "Era exatamente o que eu queria", teria dito quando lhe contaram, falsamente, que um dos telefones que preparou havia sido usado em uma bomba que matou três soldados.
No entanto, "as pessoas nunca correram perigo por causa dos artefatos explosivos, que eram controlados por funcionários do FBI disfarçados", reforçou a polícia federal americana.
Em maio e junho de 2011, o jovem enviou dispositivos de armazenamento de dados para a equipe de policiais disfarçados com planos passo a passo da sua suposta trama. Eles incluíam o uso de três aviões movidos por controle remoto e seis pessoas que receberiam fuzis de assalto e granadas. Segundo o FBI, o plano era usar o "ataque aéreo" contra locais-chave. O domo do Capitólio seria explodido "em pedaços", teria dito Ferdaus, segundo a denúncia.
De acordo com uma declaração feita a um agente obtida pela AP, Ferdaus disse que queria conduzir uma explosão psicológica nos americanos, os "inimigos de Alá", atingindo o Pentágono, que ele chamou de "cabeça e coração da cobra".
Em uma conversa com um informante federal, Ferdaus supostamente explicou que em tempos antigos, Deus usava desastres naturais para punir civilizações más, e ele iria usá-las hoje. "Nós temos que fazer isso", afirmou, de acordo com a declaração. "Alá nos deu esse privilégio... ele pune (as civilizações) pelas nossas mãos. Somos os escolhidos."
Richard DesLauriers, agente especial encarregado do FBI em Boston, disse que a detenção de Ferdaus demonstrou que "um indivíduo comprometido, mesmo sem ter ligação direta com, ou treinamento formal de uma organização internacional terrorista, pode representar um sério risco para a comunidade".
Ferdaus foi detido em Framingham, perto de Boston, imediatamente após colocar armas recém-entregues em um contêiner, acrescentou o FBI. Ele fez sua primeira apresentação à corte perante um juiz federal em Worcester, Massachusetts, esta quarta-feira, e tem uma audiência marcada para a próxima segunda.
Se for condenado, Ferdaus pode pegar 15 anos de prisão por apoiar uma organização terrorista estrangeira, até 20 anos por tentar destruir locais de defesa nacionais e a mesma pena por tentar usar explosivos contra prédios de propriedade dos Estados Unidos.
Autoridades descreveram Ferdaus como um graduado em Física da Universidade de Northeastern, seguidor da Al-Qaeda e comprometido com a "jihad violenta" desde o início do ano passado. De acordo com a pouca informação pessoal divulgada do acusado, ele é solteiro e não tem filhos. Aparentemente, também possuía habilidades para trabalhos técnicos.
*Com AFP e AP

Nenhum comentário: