quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Farinha do mesmo saco?

Políticos e militantes articularam na noite de hoje da formação de um grupo denominado "Movimento pela Nova Política" em Brasília. Esse é o primeiro encontro nacional do grupo que se declara "suprapartidário" e pretende elaborar uma "nova forma de se fazer política". O movimento é encabeçado pela ex-candidata à Presidência Marina Silva.
A reunião teve a participação dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Taques (PDT-MT), e dos deputados José Antônio Reguffe (PDT-DF), Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Alfredo Syrkis (PV-RJ).
Heloísa Helena (PSOL-AL), ex-senadora e atual deputada estadual, foi representada por Martiniano Cavalcante, pré-canditado à Presidência pelo PSOL, em 2010.
"Há um movimento acontecendo na borda e não no centro, que está em crise. E há um lugar para nós, os políticos, nesse movimento da sociedade", afirmou Marina Silva.
Apesar das origens heterogêneas, os participantes do movimento firmaram consenso em torno de três questões: a moralização política, a mobilização da sociedade e a proteção ao meio ambiente.
Foi enfatizada, também, a necessidade de fazer uso de novas tecnologias para disseminar os ideais do grupo. O exemplo citado foi a "Marcha contra a Corrupção" no 7 de setembro, em Brasília, organizado via redes sociais.
Segundo Marina Silva, o movimento ainda não tem propostas específicas, mas trabalha para estabelecer o "compromisso radical" para "desobstruir os canais da democracia".
COMENTO: Não me parece plausível reunirem-se tantas pessoas sem um objetivo comum ou, pelo menos, esboçando um movimento vago e sem um norte.
Mas, como dizem que são farinha do mesmo saco e comungam com os mesmos pensamentos socialistas retrógrados e atrelados às teorias e práticas do atraso...

Nenhum comentário: