segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Imperialis​mo chines e "Algo Hicimos Mal" los Latinoamer​icanos

“É inútil tentar fazer alguém abandonar pelo raciocínio algo que não adquiriu pela razão."
Jonathan Swift
Sabemos que o Brasil foi um dos primeiros países a sair da Crise de 1929, antes mesmo dos EUA; atualmente com a intensa propaganda midiática epela visão governamental tivemos apenas uma ‘marolinha’; eventuais sinaissomente serão percebidos quando estivermos no fundo do poço.
O certo e convém reiterar com a velha percepção de MONTESQUIEU (O espírito das leis, Livro XIX,cap. 16 - grifei) - “A vida dos povos, é regida por leis e costumes”; adiferença é que “as leis regem mais as ações dos cidadãos e os costumes regem mais as ações do homem”; as leis disciplinam o âmbito da vida pública política, e os costumes, o âmbito da sociedade. A queda das nações começa justamente com oenfraquecimento da legalidade,seja por abuso do governo nopoder, seja porque a autoridade da fonte dessas leis se torna duvidosa e questionável.Nos dois casos, as leis deixam de ser consideradas válidas. Daí resulta que a nação, junto com a “crença” em suaspropriedades perde a capacidade de açãopolítica responsável; as pessoas deixam de ser cidadãos no sentido pleno do termo. O que resta(e, de passagem, explica a freqüente longevidade dos corpos políticos jáexangues) são os costumes etradições da sociedade. Enquanto se mantêm ilesos, os homens como indivíduos privados continuam a se comportar de acordo comcertos critérios morais. Mas essa moral perde sua base - e a tradição podeimpedir o pior apenas por tempo limitado. Qualquer incidente pode destruir a moral e os costumes que não se baseiam mais na legalidade, assim como simples contingência ameaça a sociedade que não é maisgarantida por cidadãos honestos e respeitáveis”, mas,  acrescento e destaco:
por homúnculos, movidos a cinismo, hipocrisia, infenso aosprincípios e valores mais elementares da civilização, desgraçadamente.
RESUMINDO: as condições sociopolíticas e jurídicaspara o desenvolvimento são: Estado deDireito; democracia; autonomia/independência/separação dos poderes (Executivo,Legislativo e Judiciário); respeito à Constituição, às leis e aos contratos,garantias, segurança jurídica; regras claras e estáveis para investimentos,sobretudo, liberdade econômica parainvestimentos privados ..., o resto é falácia de viés puramente ideológico paraauto jusficar o fracasso.
*Texto por Rivadávia Rosa

Nenhum comentário: