domingo, 20 de novembro de 2011

Pela liberdade de expressão.

Uma garota de 20 anos de idade, estudante de Artes no Cairo, criou uma imensa confusão no mundo árabe e islâmico, ao postar uma foto sua, de nu frontal, em seu blog, posando apenas de meia e calçado. A garota, Aliia Magda El Mahdy, está sujeita, agora, a ser condenada a levar 80 chibatadas por sua ousadia e por haver enfurecido os islâmicos.
O que realmente acontece nos países árabes e islâmicos ninguém sabe, com certeza. Isto é, temos uma visão meio superficial do jogo político que acontece por estes dias devido à chamada Primavera Árabe. Por um lado, há um gigantesco esforço dos radicais islâmicos de controlarem todos os países da região, para afirmar a hegemonia do Islã.
Por outro, há diversos grupos opositores das ditaduras árabes e islâmicas, mas cada grupo com suas próprias motivações políticas. É certo que em países como a Turquia, o Egito, a Líbia, e mesmo no Irã, milhões de pessoas sabem e já tiveram, um dia, um modo de vida mais ocidentalizado, nos anos 70 ou 80, incluindo maior liberdade para as mulheres.

Após a queda da ditadura do Xá, no Irã, no final dos anos 80, os aiatolás endureceram ainda mais o regime, mas com uma ditadura religiosa tradicionalistas. Lutava, contra a ditadura do Xá, mas a favor de outra mais fechada ainda. Mais ou menos como a esquerda da luta armada no Brasil, que combatia a ditadura de olha em implantar uma outra ditadura muito pior, comunista.
Bem, o mundo árabe e islâmico, parece, assim, cheio de muitas tensões internas, invisíveis para os ocidentais que os vêem por meio de lugares-comuns e estereótipos.
Foi por cutucar essas tensões ocultas que a jovem provocadora Allia Magda Elmahdy
passou a ser questionada e criou um dos maiores fenômenos da Internet, com o seu blog em que expõe algumas imagens de nu.
Para nós, ocidentais acostumados com a cada vez maior exposição do corpo, em revistas, em filmes e na própria TV, não há grande choque, ou melhor, não há qualquer choque, pois trata-se de uma jovem nua, numa pose banal, de pé, calçada com sapatos vermelhos, olhando para a câmara.
Imagino o choque no mundo islâmico. Não se trata de um blog de pornografia, de modo algum, há desenhos, esquemas de pintura, coisas com as quais lida um estudante de arte em qualquer lugar. O blog da estudante, "arebelsdiary" está com milhares de comentários, elogiosos à sua iniciativa, e outros milhares profundamente injuriosos e ofensivos, furiosos mesmo.
Qualquer revistas de estudos de fotografia, por exemplo, não estou falando de Playboy ou Penthouse, mostra muito mais que a tal foto polêmica de Aliia.
Pelo que pesquisei, deve ser filha de uma professora de Artes, no Cairo, com vida acadêmica, homônima, que obteve titulação em 1984.
A questão é que a estudante, provocadora, está querendo exercer a sua liberdade de expressão, ao seu modo, é claro, mas sabe o que faz. Penso ser uma provocadora experiente, pois há alguns meses fez campanha, pelo Facebook, para que os homens passassem a usar véu para cobrir o rosto, numa clara provocação ao costume de esconder o rosto das mulheres islâmicas.
O caso de Aliia é exemplar, não porque todas as mulheres queiram fazer blogs com fotos nuas de si mesmas, mas porque revela que há milhões de pessoas que se incomodam com o extremo controle feito pelas normas religiosas islâmicas. No Egito, após a Primavera Árabe e a queda de Mubarack será utilizada a Sharia, a lei rigorosa religiosa para controlar os civis.
Para quem tem uma formação ocidentalizada, como Aliia, isso significa dez passos de retrocesso, uma restrição principalmente à liberdade que a mulher já havia conquistado em alguns lugares. Isso significa não poder trabalhar fora, não descobrir o rosto em público, ter que andar sempre acompanhada por um homem da família –como na Arábia Saudita-, não poder fazer carreira profissional, etc.

Creio que ainda teremos notícias de grandes confusões em todo o mudo árabe e islâmico. A redução do mundo pelos meios eletrônicos, como propôs McLuhan, está acontecendo. Embora os governos queiram controlar rigorosamente a Internet e outros meios, isso está ficando cada vez mais difícil. Há milhões de Aliias Magdas no mundo árabe e islâmico.
Vamos acompanhar com muito interesse o desdobramento de sua história.
Espero que ela não tome as 80 chibatadas e nem sofra alguma outra violência.
* gracialavida - dgferraz@terra.com.br por  yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário: