quinta-feira, 1 de março de 2012

Governo continua sua caminhada para desmoralizar as Forças Armadas

Dilma e Amorim mandam punir 150 militares da reserva  Seria um belo exemplo de “amor à disciplina" se a punição  não fosse ilegal. Militares devem cumprir a lei; a presidente e o ministro também! Ou: Uma péssimo antecipação da " Comissão da Verdade” . Leia mais em Reinaldo Azevedo
PS: As adesões já passam de 230 militares e 10 civis. 



Autores do manifesto que criticava o governo irritaram Dilma, que cogitou até prisão de um deles para servir de exemplo
Evandro Éboli - Gerson Camarotti - O Globo  - 1/03/2012
BRASÍLIA. O ministro da Defesa, Celso Amorim, determinou ontem que sejam punidos os cem oficiais da reserva que assinaram manifesto com críticas ao governo e à criação da Comissão da Verdade. Em conversa com os três comandantes militares, Amorim combinou que os oficiais da reserva que assinaram o manifesto "Alerta à Nação - eles que venham, aqui não passarão" sofrerão uma reprimenda de suas forças. A punição pela indisciplina depende do regulamento de cada arma, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, e pode ser aplicada mesmo a militares da reserva.
Texto foi represália a outro vetado pelo governo
Texto completo
Ontem, a presidente Dilma Rousseff voltou a manifestar irritação com o comportamento dos militares. Em conversas no Planalto, ela chegou a cogitar a prisão de um oficial como efeito demonstrativo para os demais. Mas acabou avaliando que a punição poderia agravar ainda mais a situação.
No texto divulgado na última terça-feira, os militares da reserva criticaram a interferência do governo no site do Clube Militar e o veto a um texto ali publicado que criticava a presidente Dilma Rousseff e duas ministras. Nesse "Alerta à Nação", os oficiais afirmam não reconhecer autoridade ou legitimidade de Celso Amorim". "Em uníssono, reafirmamos a validade do conteúdo do Manifesto publicado no site do Clube Militar, a partir do dia 16 de fevereiro, e dele retirado, segundo o publicado em jornais de circulação nacional, por ordem do ministro da Defesa, a quem não reconhecemos qualquer tipo de autoridade ou legitimidade", diz o documento.
Como no manifesto vetado no site do Clube Militar, o documento de ontem também critica a criação da Comissão da Verdade. "A aprovação da Comissão da Verdade foi um ato inconsequente, de revanchismo explícito e de afronta à Lei da Anistia com o beneplácito, inaceitável, do atual governo."
O texto publicado e retirado do site do Clube Militar atribuía às ministras Maria do Rosário e Eleonora Menicucci declarações que estariam a serviço do que os signatários classificaram de "minoria sectária", disposta a reabrir feridas do passado.
O primeiro manifesto polêmico foi assinado pelos presidentes do Clube Militar, Renato Cesar Tibau Costa; do Clube Naval, Ricardo Cabral; e do Clube da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista, todos já na reserva.
Ataques a Maria do Rosário e Eleonora Menicucci
No texto, diziam que Maria do Rosário vem apregoando a possibilidade de apresentação de ações judiciais para criminalizar agentes da repressão, enquanto Menicucci teria usado a cerimônia de posse - em 10 de fevereiro - para tecer "críticas exacerbadas aos governos militares", sendo aplaudida por todos, até pela presidente.
O texto dos oficiais da reserva dizia ainda que o Clube Militar não se intimida e continuará atento e vigilante, e destacava que as Forças Armadas são a instituição com maior credibilidade junto à opinião pública.

Um comentário:

Castelo disse...

Cá pra nós, esses oficiais da reserva são dignos de todo o respeito e admiração por todo bom brasileiro, esses senhores não estão aí indicados por padrinhos políticos, eles estão aí por mérito e nada mais, esses honrados senhores têm uma vida inteira de serviços prestados à nação.
Eles não são aventureiros, eles foram guardiões da pátria e, hoje defendem a memória e a moralidade hora ameaçada no país,....
Parabéns a esses
bravos soldados,.....