segunda-feira, 26 de março de 2012

Obama quer a paz com a Coreia do Norte mas rejeita 'provocações'

"Vou me dirigir diretamente aos dirigentes de Pyongyang. Os Estados Unidos não têm intenções hostis em relação ao seu país. Queremos a paz", declarou Obama durante um discurso feito a estudantes em Seul. "Hoje, nós dizemos: Pyongyang, tenha a coragem de buscar a paz e de dar uma vida melhor aos norte-coreanos", disse.
Obama também alertou que "não haverá recompensas para as provocações", no momento em que a Coreia do Norte se prepara para lançar um foguete para por em órbita um satélite de observação que a comunidade internacional suspeita que, na verdade, seja um teste de míssil. "Essa época se foi", insistiu Barack Obama antes da abertura de uma cúpula internacional sobre segurança nuclear na capital sul-coreana.
Em relação à questão iraniana, o presidente americano alertou a Teerã que não lhe resta mais tempo para manifestar sua boa vontade e resolver pela via diplomática com os ocidentais as divergências relativas ao seu programa nuclear. "Ainda há tempo para resolver isto pela diplomacia. Prefiro sempre resolver estas questões de forma diplomática", mas "o tempo urge. O Irã deve agir com a seriedade e com o senso de urgência necessários neste momento", declarou Obama.(ultimosegundo.ig.com.br)

Nenhum comentário: