sábado, 15 de setembro de 2012

O governo demonstra querer retaliar a Revista Veja.


A presidente Dilma cancelou presença em almoço com Roberto Civita, dono da Editora Abril, a qual pertence a Revista Veja, e o Ministro Mantega retira-se da mesa de debates em evento promovido pela Editora.
Sob a justificativa fútil de que não compareceria ao evento em razão de não ter um membro de sua família para acompanhá-la, a Presidente Dilma cancelou presença no almoço agendado com Roberto Civita. 
Mais tarde, durante o evento Maiores e Melhores, da revista Exame, pertencente a Editora Abril, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, levantou-se sem prévio aviso, e sem explicações, da mesa de debates da qual participava.
Tais gestos dão bem a relação que terão Governo e Editora Abril, após a reportagem de capa da Revista Veja, desta semana, em que Marcos Valério "abre o jogo" sobre o conhecimento do ex-presidente sobre os fatos que ensejaram a Ação Penal 470 no STF, o chamado "Mensalão".
Os dois gestos foram entendidos por todos como não só uma represália, como o início de  uma cisão que poderá incorrer em sérios prejuízos de ambas as partes.
Se de um lado o Governo volta-se contra a Revista Veja, do outro demonstra, claramente,  que não entende uma publicação de fatos narrados por  "aliado" do partido governista, cujo teor implica no grau de culpa do ex-presidente da República no considerado maior escândalo político do país.
A Revista agiu com respaldo ético, nas leis e nas tradições do Jornalismo investigativo e baseada em dados e depoimentos reais.
O protesto dos governistas pela matéria de capa da revista Veja "Os Segredos de Valério" ( já nas bancas), demonstra que os governistas não toleram que fatos negativos sobre seus aliados, asseclas e prepostos, sejam difundidos na imprensa.
Estamos nos aproximando de um sério período de recaída da censura e da perseguição. Não podemos deixar que a Presidente utilize-se dos recursos sórdidos que sua colega argentina já os utiliza na débil Argentina.
Precisamos defender a democracia, a liberdade de imprensa e de expressão. Temos que zelar pela Constituição e pela Democracia conquistada.  
O governo não tem o direito de transformar uma reportagem baseada em declarações de um seu aliado ( ou ex?) em uma briga de comadres. Não pode se apequenar mas do que o fez o governo anterior.
Que a Justiça seja feita, e que os culpados sejam chamados às barras dos tribunais e, exercendo o direito de defesa e contraditório, sejam julgados na forma da lei.

2 comentários:

Vasco disse...

As acusações da revista veja contra Lula estão entrelaçadas em:
- "Segundo essas revelações que teriam sido feitas a terceiros..."
- " ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria..."
- "Também segundo essas revelações..."
- "segundo a revista, Valério conta a essas fontes próximas..."
Ilações da "óia". Cadê as provas? ou neste país onde o STF condena sem provas, agora vale tudo?

BLOG DO MARIO FORTES disse...

Até hoje a Veja não publicou nada que não fosse verdadeiro, provável, plausível.
Até poder ser que ninguém tenha a coragem de apresentar provas... mas, sinceramente, na história da Veja não consta nenhuma denúncia falsa.