sábado, 5 de outubro de 2013

Pela liberdade dos meios de comunicação e redes sociais na Internet.

O Senado Federal concluiu, no dia 16 de setembro, a votação da proposta de minirreforma eleitoral, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Durante o processo de discussão do tema, Aécio Neves defendeu a importância da livre manifestação na internet, apresentando uma sugestão que permitiria menos manipulações e valorizaria a liberdade de informação e expressão nas redes sociais.
A preocupação de Aécio Neves é com a defesa de uma campanha limpa. Para ele, há a necessidade clara de maior transparência nas ações das redes, de forma que, em épocas eleitorais, evite-se a prática deliberada e reiterada de crimes de calúnia e difamação sem que ninguém seja responsabilizado. Em pronunciamento, ele manifestou especial preocupação com os candidatos com menos poder aquisitivo, que não têm condições de reagir a ações organizadas por grupos contratados e pagos para criar mentiras e desmoralizar adversários na internet, muitas vezes, inclusive, através do uso de técnicas ilegais.
O senador Romero Jucá concordou com o senador e acrescentou que a mesma preocupação já havia sido manifestada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia. A minirreforma foi aprovada por acordo de senadores de todos os partidos, incluindo PSDB, PT e PMDB, entre outros, e teve apenas 3 votos contrários.

Nenhum comentário: