quarta-feira, 11 de março de 2015

Quem julgará (ou salvará) salvará os envolvidos no "petrolão"?





Vejamos este texto retirado de autoria de Frederico Vasconcelos, no Blog do Fred:
"Em artigo sob o título “Obstáculos do petróleo” o jornalista Merval Pereira trata, em sua coluna no jornal “O Globo“, de tema já abordado neste Blog: as atenções voltadas para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, que deve julgar o processo do "petrolão".

Dilma Rousseff deverá indicar dois novos ministros para as vagas de Joaquim Barbosa, que antecipou a aposentadoria, e de Celso de Mello, que completará 70 anos e deverá deixar a Corte até novembro.
“A partir de fevereiro, veremos um desfile de políticos com mandato fazendo ameaças ao Supremo e pressionando o Palácio do Planalto, especialmente na escolha dos novos ministros que comporão a Segunda Turma”, prevê o jornalista.
Merval acredita que as condições políticas deverão mudar o processo de aprovação dos nomes pelo Senado, “com a oposição também disposta a sabatiná-los duramente”.
“Um caso como o do ministro Dias Toffoli, indicado para o STF depois de ter sido advogado do PT e do ex-ministro José Dirceu, hoje teria dificuldade de ser aceito pelo Senado. Provavelmente nem mesmo o governo arriscaria mandar um nome tão ligado ao PT para análise do Congresso”.
Ainda segundo o colunista, as condições políticas hoje dificultam indicações como as de Luís Adams, advogado-geral da União, ou do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo."
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - Não importa quem for nomeado para as duas vagas do Supremo, na Segunda Turma. O esquema de corrupção da Petrobras e das outras estatais etc. é tão grave que nenhum ministro terá ousadia e desfaçatez de arriscar sua carreira e sua reputação para inocentar os envolvidos ou reduzir as penas, como ocorreu no Mensalão. Podem apostar. (C.N.)
COMENTO: Concordo em parte contigo, meu caro Fred! Mas não creio que algum Ministro indicado pela dupla Lula/Dilma esteja preocupado com o fato de "arriscar" sua reputação para inocentar os envolvidos no "petrolão"!
Para mim dar-se-á um jeito ou encontra-se-á uma fórmula, no STF, de abrandar a pena e até de livrar a cara de muitos políticos envolvidos no escândalo da petrobras.
E ainda arrisco: Se houvesse uma renúncia voluntária de Dilma talvez tudo "isso" fosse arquivado. Eis aí a prova: 
"O PT é rápido.
O ministro Dias Toffoli requereu a transferência da Primeira para a Segunda Turma, a fim suprir a vaga deixada por Joaquim Barbosa. Ou seja, vai julgar -- e na condição de presidente -- as ações penais do petrolão."
* http://www.oantagonista.com/posts/o-pt-e-rapido

Nenhum comentário: