sexta-feira, 12 de junho de 2015

A “marolinha” virou onda… e atingiu basicamente só o Brasil!

"Malditas estrelas"
˜Os que crêem que a culpa de nossos males está em nossas estrelas e não em nós mesmos ficam perdidos quando as nuvens encobrem o céu.˜ (Roberto Campos)
A presidente Dilma voltou a colocar a culpa da crise brasileira em ventos externos, dizendo que a “marolinha” virou uma onda: “A economia internacional, que estava em crise desde 2008, até hoje não se recuperou. Ela está andando de lado. Veja que, com 7% de crescimento da China, o menor em 25 anos, o crescimento do mundo ainda é 2,8%”. Pois é: mas 2,8% não é nada mal quando comparado a uma queda de 2% que o Brasil deverá sofrer esse ano, não é mesmo?
Perguntada se a crise não era apenas uma “marolinha” para o Brasil, como havia dito o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008, ela afirmou que era, mas que virou uma “onda”. “Naquele momento, foi sim, senhor. Mas depois a marola se acumula e vira uma onda”, justificou, mencionando ainda a crise do banco Lehman Brothers, em 2008, nos Estados Unidos, e a crise das dívidas na Europa, iniciada em 2010. “Sabe por que ela vira onda? Porque o mar não serenou”, considerou.
O leitor do blog está cansado de saber que isso é balela. A crise é totalmente “made in Brazil”, como já demonstrei aqui em diversas ocasiões. Esse discurso de Dilma, muito usado na campanha (estelionato) eleitoral, pode enganar um ou outro incauto, mas qualquer pessoa minimamente atenta às notícias globais saberá que nosso país se descolou do resto do mundo, incluindo países emergentes, por problemas específicos produzidos por nosso governo.
Essa tal “onda”, portanto, é resultado de um mar revolto muito irritado com o Brasil. Deve ser mania de perseguição, só pode. Senão, vejamos: por que os demais países emergentes crescem tão mais que o Brasil? Por que a “onda” atrapalhou de maneira tão desproporcional a nossa economia?
Será que a “onda” é antipetista, “neoliberal”? Será que os tucanos controlam o mar, tal como Poseidon? Tenho dificuldade de enxergar José Serra como Netuno…
Respondo a Dilma com uma só imagem, pois ela pode valer mais do que mil palavras:
Ou seja, o Brasil é o patinho feio, que perde de goleada dos demais países. Mesmo incluindo os Estados Unidos, epicentro da crise de 2008, e um país bem mais rico e desenvolvido, com uma economia muito maior, mas que mesmo assim cresce bem mais do que a nossa. Se compararmos com os asiáticos, então, é covardia!
E olha que estamos vendo apenas crescimento. Se levarmos em conta inflação também, sai de baixo! O Brasil, com sua inflação recentemente divulgada de 8,47% nos últimos 12 meses, é um dos países com a maior taxa do mundo, bem à frente dos outros emergentes.
Talvez o problema de Dilma seja olhar apenas para seus camaradas do Mercosul, achar que o mundo se resume ao entorno bolivariano que o PT tanto admira. Aí sim: se a base de comparação é a Venezuela e a Argentina, até que o Brasil não vai tão mal assim. É preciso ter paciência, que se depender de Dilma ainda chegaremos lá!
Em suma, uma presidente que é incapaz de reconhecer seus equívocos e ainda prefere apontar para os astros em busca de culpados pela crise que produziu, é uma “líder” que não pode gozar de credibilidade alguma.
Só muda de verdade quem efetivamente sabe que errou.
Quem lamenta a “fortuna” apenas, nunca terá “virtú”.

* Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: