quinta-feira, 11 de junho de 2015

Um remendo e um engodo sem lastro.

Em abril, a produção industrial recuou em 13 dos 14 estados habitualmente pesquisados pelo IBGE. Só em São Paulo, o recuo foi de 11,3%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Repetindo: 11,3%. 
Que bom que tudo vai mudar por causa do Plano de Investimento em Logística, lançado ontem. 
Mas a coisa não se chamava PAC?
 Miriam Leitão, colunista do Globo, calculou o impacto do programa de logística do governo no PIB: "Segundo o próprio ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, dos 198,4 bilhões reais de investimentos previstos, apenas 69 bilhões devem acontecer até 2018. O resto fica para depois. 
Uma conta simples dá uma melhor dimensão do que esse investimento corresponde em relação ao nosso PIB, que chegou a 5,5 trilhões de reais no ano passado, segundo o IBGE. Os 69 bilhões previstos até 2018 correspondem a cerca de 1,2% do PIB. 
Se esse valor for diluído pelos próximos três anos, serão 23 bilhões por ano. Ou seja o impulso do programa seria de 0,4 ponto do PIB por ano." O impacto será ainda mais pífio porque obviamente não haverá investimento de 69 bilhões de reais até 2018. É a lógica de um governo descapitalizado financeira e politicamente.
*Texto por O Antagonista

Nenhum comentário: