quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dilma aproveitou palanque da ONU para lavar roupa suja do Brasil.Dilma aproveitou palanque da ONU para lavar roupa suja do Brasil.


Dilma Rousseff aproveitou o palanque mundial da ONU para lavar a roupa suja do Brasil no exterior. Mas, seu discurso foi tão inverossímil que até o mercado reagiu negativamente: o dólar disparou e fechou a cotado a R$ 4,10.
A presidente voltou a atrelar a crise econômica brasileira de hoje à crise econômica mundial de 2008, claramente misturando alhos com bugalhos.
Trocando causa e efeito, tentou, mais uma vez, justificar sua politica econômica tresloucada, que desaguou no descontrole da inflação, no aumento do desemprego, na recessão econômica.
Para Dilma, os erros na condução da economia foram, na realidade, remédios que evitaram, por seis anos, os efeitos da crise mundial. Mas foi exatamente a política econômica do PT que levou o país para o fundo do poço.
O primeiro mandato de Dilma semeou a crise, cujos frutos amargos o Brasil colhe hoje. Mesmo alertada por especialistas, a petista insistiu na matriz econômica baseada no consumo. Aumentou gastos, inclusive com programas sociais, desonerou a folha de pagamento da indústria e incentivou artificialmente o consumo das famílias.
Ávida pela reeleição, Dilma baixou, à força, a tarifa de energia, represou reajustes, mas não conteve a explosão dos preços depois da posse.
Mesmo ciente das dificuldades em infra-estrutura, a presidente negligenciou obras importantes que garantiriam crescimento econômico, emprego e renda no futuro. Foi incompetente para licitar portos, aeroportos, rodovias. Atrasou as obras do PAC. Perdeu o trem do desenvolvimento. O Brasil ficou para trás.
Mas, a petista garantiu aos líderes estrangeiros que está cortando gastos, mesmo quando os brasileiros sabem que a presidente sequer anunciou a reforma ministerial e continua negociando pastas e cargos em troca de apoio.
Ao final, com ares de sacerdotisa da decência e da honestidade, Dilma Rousseff declamou: “O Governo e a sociedade não toleram a corrupção”.
Mas, o bom entendedor não se deixa iludir. O Brasil inteiro sabe que os governos petistas condescenderam com a corrupção. O PT no poder gerou os dois maiores e mais indecorosos escândalos da história do país: o Mensalão na era Lula e o Petrolão no Governo Dilma.
Verdade seja dita: O que o Governo não tolera é a investigação.
*Rachel Sheherazade

Nenhum comentário: